Notícia

Presidente da Cacicopar recebe diploma Mulher Cidadã de Guarapuava

sexta, 13 de março de 2020

A empresária Maria Inês Guiné, que, na atual gestão, dentro do associativismo, exerce as funções de presidente da Cacicopar (Coordenadoria das Associações Comerciais do Centro-Oeste do Paraná) e vice-presidente da Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava) recebeu a indicação para ser reconhecida como Mulher Cidadã de Guarapuava, na solenidade especial da Câmara Municipal de Vereadores.

 

Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, o mês de março é marcado na Câmara, desde 2002, pela entrega do Diploma Mulher Cidadã às mulheres que prestam relevantes serviços em prol das comunidades e da cidade. A ação anual é decorrente do Projeto de Resolução nº02/2002, de autoria da vereadora Maria José Mandu Ribeiro Ribas, em parceria com a ex-vereadora Maria Madalena Nerone.

 

“A motivação para criar o Mulher Cidadã foi que, antes de 2002, a Câmara, que é a casa do povo, não tinha nenhuma menção ao Dia Internacional da Mulher. Nós iniciamos com cinco homenageadas, mas, com o passar dos anos, o projeto sofreu algumas emendas, hoje podendo chegar a quinze mulheres por edição”, explica a vereadora Maria José.

 

Educação, saúde, serviço social, voluntariado... Ao longo destes anos, mulheres que atuam nas mais diversas áreas tiveram seus trabalhos reconhecidos. Como funciona a indicação das homenageadas? As entidades locais (governamentais e não governamentais) encaminham suas sugestões para a Câmara, para que a seleção seja mais imparcial e justa.

 

“Nós enviamos uma correspondência no final de cada ano para mais de 100 entidades cadastradas, que, caso queiram, devem indicar homenageadas até 15 de janeiro. Não necessariamente precisa ser uma mulher que atua dentro da entidade, mas, geralmente eles indicam, porque acompanham o trabalho dessas mulheres no dia a dia”, conta a vereadora.

 

Classe empresarial representada no Mulher Cidadã

 

Após algumas edições sem contar com uma representante do sistema associativista da classe empresarial, este ano, a vice-presidente da Acig e presidente da Cacicopar, Maria Inês Guiné, recebe a honraria, em homenagem ao seu trabalho, e em nome das mulheres empresárias de Guarapuava e região.

 

A história de Guiné dentro do associativismo começou há quase duas décadas. Antes de ocupar os atuais cargos de liderança, dentro da Acig contribuiu para fundar o Conselho da Mulher Empresária e atuou como Diretora de Eventos da Acig em duas oportunidades. Já na Cacicopar iniciou o voluntariado há sete anos, onde ocupou anteriormente as cadeiras de Diretora de Eventos e Vice-presidente. Em nível estadual, é uma das representantes da região de Guarapuava no Conselho de Administração da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná).

 

“O diploma Mulher Cidadã é uma grande responsabilidade, porque sei que centenas de outras mulheres, muitas com histórias incríveis, poderiam estar recebendo esta honraria, então recebo em nome destas que ainda não foram oportunizadas. Além disso, o diploma significa anos de dedicação e seriedade na vida profissional e comunitária. Para mim sempre foi muito claro que é fundamental buscar o desenvolvimento da comunidade através da união e do voluntariado”, afirma a empresária Maria Inês Guiné.

 

O diploma Mulher Cidadã está em sua 18ª edição, e segue mantendo grande credibilidade e valor para Guarapuava. A Acig enxerga com grande importância o reconhecimento da mulher empresária na cerimônia, porque elas são fortes integrantes da classe produtiva local, contribuindo diariamente com o desenvolvimento de Guarapuava e região, através da geração de emprego e renda.

 

“A mulher empresária tem muitas competências e tem demonstrado seu valor e reconhecimento nas múltiplas funções que abraça no dia a dia, conquistando seu merecido lugar de destaque. Agradeço imensamente à Acig pela indicação, e, em nome do associativismo que me move, prometo me empenhar ainda mais para honrar esta importante indicação”, finaliza a vice-presidente da Acig.

 

Confira a lista completa das homenageadas 2020:

Adriele Andreia Inacio

Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Guarapuava (CMDMG)

 

Laura Maria Bastos Pupo

Prefeitura Municipal de Guarapuava (S.M.A.)

Maria Regiane Trincaus

Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

Thalyta Forquim Buco

Secretaria de Políticas para Mulheres

Maria Olimpia Gruber Abreu Silvestri           

Clube Soroptimista de Guarapuava

Maria Lucia Raimondo

5º Regional de Saúde de Guarapuava

Vera Lúcia Borges Ferreira

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoas com Deficiência (COMDDEG)

 

Maria Inês Cordeiro da Silva Guiné

Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG)

Rosecleia Padilha Carneiro Seguro

Sindicato Rural de Guarapuava

Rosa Maria Marques Gonçalves

Conselho de Pastores de Guarapuava

Losanja Luciana Gonzales dos Santos

16º Batalhão de Polícia Militar

Vanessa Lobato da Costa Medeiros

Centro Universitário Campo Real

 

Fonte: